Blog Categoria Dicas da Eva

5 passos para comprar sua casa própria


A casa própria pode ser muito mais que um sonho. Com algum planejamento, é possível comprar sua casa e viver muito mais tranquilo.

Mas se você não sabe por onde começar e quer descobrir como transformar este sonho em realidade, continue com a gente na leitura deste artigo. Pensando em te ajudar nesta missão, organizamos um guia para que você consiga alcançar este objetivo.

Veja a seguir 5 passos para comprar sua casa própria!

1. Inicie o seu planejamento financeiro

O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro. Você precisa conhecer bem seus ganhos e seus custos para que possa analisar as opções de moradia e de créditos disponíveis.

Por isso, coloque na ponta do lápis:

– Suas fontes de renda;

– Seus gastos mensais;

– Suas economias;

– Suas dívidas;

– Sua poupança.

Com estas informações, você conseguirá manter um planejamento realista, que vai ajudá-lo a comprar a sua casa sem perder o controle das contas. Algumas dicas de especialistas para organizar as finanças incluem:

Poupar 30% da sua renda todos os meses (o que simula a vida com um financiamento de cerca de 30 anos);

Aguardar até ter 20% do valor do imóvel que vai comprar.

2. Simule uma linha de crédito

Os empréstimos e, principalmente, os financiamentos, são importantes ferramentas para quem quer comprar sua casa própria. Eles possibilitam que você compre a casa e pague depois.

No entanto, é preciso ter em mente que os bancos e financeiras vão liberar um determinado valor, com algumas condições de pagamento específicas, conforme o seu perfil. Por isso, avaliar seu crédito e suas opções é um passo imprescindível antes de procurar por um imóvel. Assim, você limita a sua busca àqueles que poderá pagar.

3. Conheça as taxas envolvidas na transação

Ter um dinheiro guardado e opções viáveis de financiamento não bastam para que você possa finalmente realizar a compra de um imóvel. É preciso lembrar que existem taxas para a compra e transferência de propriedade, que devem ser consideradas no seu planejamento, para que não existam surpresas.

4. Pesquise imóveis

Com as finanças bem ajustadas, você pode começar a pesquisar os imóveis para decidir qual o mais adequado para você. Lembre-se que o mais importante é buscar por custo-benefício!

Casas mais antigas muitas vezes têm maior metragem a um custo de aquisição reduzido, mas vão exigir manutenções constantes e podem trazer consigo muitas dores de cabeça. Além disso, exigem um processo de inspeção do imóvel para a sua segurança, o que torna a compra mais cara e demorada.

Em contrapartida, empreendimentos novos garantem mais tranquilidade para os seus próximos anos. Há muitas opções com custo acessível e excelentes plantas, com lazer para toda a família, segurança e muitas comodidades como os do Grupo Echer, por exemplo.

Fica a dica: consulte as opções da Echer, que contam tanto com empreendimentos de casas tanto na planta quanto semiprontas com entrega próxima; de diferentes valores, etapas e localizações para todos os tipos de perfis e procura.

5. Feche o negócio!

Após seguir todos estes passos, chegou a hora de finalmente comprar sua casa própria! Certifique-se de ter um valor entre 10 e 20% do valor do imóvel para dar de entrada, visto que isso vai facilitar o processo de abertura de crédito.

Por fim, feche o negócio com o corretor ou construtora, garantindo que todos os documentos e taxas estão em dia. Agora, é só morar!

Ficou com mais alguma dúvida ou quer fazer uma simulação sem compromisso para entender na prática? Ligue ou mande um zap para 4003-5003 que um consultor Echer vai te ajudar.


Artigos relacionados
0 Comentários 17-08-2021 Eva Da Echer
10 dicas para fazer renda extra

Ter uma renda extra é a melhor solução para quem quer saber como sair do vermelho. Com novas fontes de receita,...

Leia mais>>

0 Comentários 24-02-2021 Eva Da Echer
5 dicas de filmes para você maratonar na Netflix

Se você é uma daquelas pessoas entusiastas de cinema, então aproveite esse tempinho a mais em casa para assistir...

Leia mais>>

0 Comentários 19-02-2021 Eva Da Echer
3 receitas fáceis para você arrasar no final de semana

Fim de semana é para relaxar, curtir a família e não para ter trabalho na cozinha, não é mesmo? Pensando nisso,...

Leia mais>>


Comentários: