Blog Categoria Decoração

Como mobiliar sua casa gastando pouco


Com um pouco de planejamento e criatividade, o desafio de mobiliar uma casa pode se ajustar ao bolso. Quer saber como? Continue lendo que a gente te conta!

Comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Após atingir esse objetivo, chega a vez de decorar o imóvel. Mas, pode ser que depois desse processo, tenha sobrado pouco dinheiro. E aí, o que fazer? Será que ainda é possível ter um lar bonito e aconchegante? É possível ter ambientes bem personalizados sem comprometer ainda mais o orçamento?

Mas é claro que sim! Com um pouco de planejamento e criatividade pode-se mobiliar uma casa inteira. Criamos este post com dicas e exemplos especiais que vão te inspirar nessa importante tarefa. Confira!

PLANEJAMENTO É TUDO!

Antes de ir às compras, é muito importante fazer um bom planejamento. O primeiro passo é pensar na quantidade de dinheiro que você tem disponível para mobiliar a casa. É muito difícil comprar todos os móveis da casa de uma só vez. Por isso, faça as contas e considere o quanto você pode poupar nos próximos meses para ir comprando os outros itens que ficarão faltando.

Nesse caso, a dica é dividir em etapas: primeiro, você compra o essencial para tornar a casa nova “habitável” e, depois, vai ajustando o lar aos poucos do jeitinho que você gosta.

EU PRECISO DISSO MESMO?

Sabendo exatamente o quanto você pode gastar, é hora de entender as particularidades do seu imóvel. Faça uma lista de itens por cômodo e tire todas as medidas, para evitar comprar algo que não será usado.

Verifique também a quantidade e a posição das tomadas, entradas de TV e voltagem da casa. Assim, você consegue comprar apenas o que realmente necessita – e evita passar dos limites do orçamento planejado.

FAÇA UM CRONOGRAMA ALINHADO COM SEU ORÇAMENTO

Agora que você sabe do que precisa, é hora de definir o seu cronograma de compras. Comece pelo mais básico para poder se mudar – e vá acrescentando outros itens ao longo dos meses. Esse cronograma precisa estar alinhado com seu orçamento. Se você tem X para gastar, mas planeja comprar o dobro disso, acabará com dificuldades financeiras. É hora de desapegar e pensar apenas no mais importante no início de tudo.

Depois de montar esse cronograma, comece a pesquisar os preços. Entre em sites de pesquisa e crie notificações para quando os preços de determinados itens baixarem. Lembre-se de que muitas lojas cobram um valor extra para frete e montagem.

FAÇA VOCÊ MESMO

Será que tudo o que você precisa para mobiliar a casa tem que ser comprado, ou existem itens que você mesmo pode fazer? Ao invés de investir pesado em itens de decoração, é possível, por exemplo, pintar uma parede você mesmo e dar um efeito diferente ao ambiente. No Youtube e no Pinterest, você encontra excelentes inspirações no estilo DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo em português) que podem te salvar nos primeiros meses.

Por exemplo: cabeceira de cama com pintura, prateleiras e nichos com pallets ou caixotes de feira, estantes e criado-mudo com blocos de construção, luminárias com canos de PVC, cama e outros móveis de pallets, entre outros.

PROCURE POR OPÇÕES MAIS BARATAS

Além do faça você mesmo, existem outros locais para comprar móveis baratos e que você pode considerar, como:

  • Sites de venda de produtos usados;
  • Grupos de compra e venda no Facebook;
  • Lojas de móveis usados;
  • Brechós;
  • Sites de desapego e trocas de produtos;
  • Leilões de usados.

Você também pode conversar com seus amigos e parentes para ver se ninguém está pensando em desapegar de algum móvel ou eletrodoméstico e tentar uma doação ou tentar comprar por um preço mais baixo. Só tome cuidado com a qualidade do que está comprando, e fique atento ao custo-benefício. Se for comprar itens usados, como móveis e eletrodomésticos, verifique se está tudo funcionando e combine com o vendedor um tempo de “troca” para caso de possíveis defeitos.

As lojas de móveis usados e os brechós são ótimas ideias para economizar e ainda deixar a casa com estilo. Nesses locais, você encontra mobiliários antigos e em ótimo estado de conservação, que trazem um ar retrô para a sua decoração. E, claro, não deixe passar batido as promoções, como a Black Friday e os descontos atrativos de começo de ano.

Viu como é possível mobiliar a casa sem gastar muito? O essencial é se planejar muito bem, avaliar quais são os itens de primeira necessidade e arregaçar as mangas para pesquisar preços. Com essas dicas, fica mais fácil deixar a casa linda sem sentir tanto no bolso. Compartilhe com seus amigos essas dicas e nos siga em nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.


Artigos relacionados
0 Comentários 14-01-2021 Eva Da Echer
Como montar um cantinho do café em casa

“Entra, vamos tomar um café! ” Quantas vezes você já disse isso para suas visitas? Só que de uns tempos para...

Leia mais>>

0 Comentários 10-12-2020 Eva Da Echer
Decoração estilo industrial: 6 ideias para transformar sua casa

O estilo industrial é urbano e atual, a opção perfeita para quem gosta de personalidade e simplicidade quando o...

Leia mais>>

2 Comentários 03-12-2020 Eva Da Echer
Quadro decorativo para sala: como escolher os modelos certos

Saber qual quadro escolher para a sua casa, pode ser uma tarefa um pouco complicada. Por isso, nesse texto iremos dar...

Leia mais>>


Comentários: