Simulação do financiamento: quais critérios são considerados


O financiamento é uma excelente opção para quem vai comprar bens de grande valor, como carros e casas. Entretanto, é preciso ter atenção quanto às taxas e juros para escolher a melhor opção. Para isso, existe a simulação de financiamento.

A maioria das instituições financeiras oferece essa ferramenta para seus clientes. Com ela, é possível prever como será o contrato de financiamento, o valor das parcelas e a taxa de juros cobrada.

O que é a Simulação de Financiamento?

A simulação de financiamento é uma das ações envolvidas no processo para financiar um bem. Ela é feita através de uma ferramenta digital, geralmente disponibilizada no site das instituições financeiras.

Esse simulador utiliza os dados dos clientes e dos bens para fazer o cálculo do financiamento de acordo com os contratos padrões de cada instituição.

Para fazer o cálculo são avaliados os seguintes critérios:

– Perfil de compra de cada cliente;

– Categoria do bem a ser comprado;

– Valor aproximado;

– Tipo de financiamento escolhido.

Lembre-se: ao utilizar o simulador financeiro para fazer comparações entre diferentes financiadoras, use sempre os mesmos dados. Assim, a comparação fica mais realista.

Como o Simulador de Financiamento funciona?

Usando os critérios anteriores, o simulador calcula a taxa de risco do cliente. Ou seja, as possibilidades de o cliente não pagar o financiamento.

Também é levada em consideração a renda mensal do cliente, o valor de entrada, o prazo do financiamento e o valor total das parcelas.

Quanto menor o risco do cliente, menor são as taxas de juros e melhores as condições do financiamento.

Na hora de fazer a comparação entre os resultados do simulador financeiro, além de avaliar a taxa de juros, olhe também o Custo Efetivo Total (CET) do contrato.

O CET mostra quanto o cliente terá pago à instituição ao final do financiamento.

Os benefícios de se fazer uma Simulação de Financiamento

Fazer uma simulação de financiamento pode trazer alguns benefícios para os clientes. Entre eles podemos destacar:

– Ajuda na escolha da melhor opção de financiamento: o simulador ajuda a identificar o tipo de financiamento mais indicado para cada cliente. Além disso, auxilia na escolha da instituição com as melhores taxas.

Nos casos de clientes de baixo risco, a simulação pode ser utilizada na negociação para diminuir ainda mais a taxa de juros.

– Rapidez na análise de crédito: a análise de crédito é uma das etapas mais demoradas e burocráticas de um financiamento.

As informações e os dados colocados no simulador de financiamento ajudam as instituições a fazer uma análise mais rápida dos clientes e liberar o valor pedido.

– São fáceis de usar: os simuladores de financiamento das instituições são parecidos e simples de usar. Basta preencher com as informações pedidas para conseguir uma simulação dos valores a serem pagos.

Por serem simples, não é preciso de ajuda especializada para utilizar a ferramenta. Dessa forma, o cliente tem a liberdade de fazer simulações em várias instituições financeiras, comparar o resultado e escolher a melhor.

O cliente não precisa mais ficar preso às opções oferecidas apenas pelo seu banco.

Quer saber um pouco mais e fazer uma simulação sem compromisso? Ligue ou mande um zap para 4003-5003 que um de nossos consultores vai te auxiliar nesse passo a passo.


Artigos relacionados
0 Comentários 28-06-2021 Eva Da Echer
Alugar x financiar um imóvel: quais as vantagens e desvantagens

Quando se trata de habitação, muita gente fica em dúvida sobre alugar ou comprar um imóvel. As pessoas têm...

Leia mais>>

0 Comentários 03-02-2021 Eva Da Echer
5 razões para investir em imóveis agora

Planejar o futuro, é pensar nas melhores formas de investir dinheiro. Afinal, com tantos aspectos que dizem respeito...

Leia mais>>

1 Comentário 12-11-2020 Eva Da Echer
O que é a composição de renda e como ela pode te ajudar no financiamento do seu imóvel?

Você sabia que pode financiar um imóvel por meio da Composição de renda? Não sabe o que é isso? Nós te...

Leia mais>>


Comentários: