Tipos de financiamento imobiliário: como escolher?


Investir em um imóvel próprio e sair do aluguel é o sonho de muitas pessoas. Mas não são todas as pessoas que possuem o valor disponível para comprá-lo à vista, especialmente, se este é o seu primeiro imóvel.

Em momentos como estes, os diferentes tipos de financiamento imobiliário são grandes aliados e se tornam soluções importantes para a realização desse sonho.

Para te ajudar a fugir do aluguel e fazer o melhor investimento com a Echer, nós preparamos este pequeno guia com as principais informações que você deve levar em consideração para escolher o tipo de financiamento imobiliário mais adequado à sua realidade.

Quais são os tipos de financiamento imobiliário?

Para fazer o melhor investimento, é preciso avaliar as possibilidades que o mercado oferece. Existem diferentes tipos de financiamento para imóveis a depender da instituição financeira. 

Conheça os três principais tipos abaixo:

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O SFH é o principal programa habitacional de financiamento do país. Regulado pelo Governo Federal, pessoas físicas conseguem financiar imóveis com valor de até 1,5 milhão de reais com taxa de juros bem menores.

Quem compra um imóvel com este tipo de financiamento pode usar os recursos do FGTS e de contas poupança para conseguir a liberação deste crédito imobiliário. Facilidades como essas tornaram o SFH uma alternativa mais simples para obter a aprovação do financiamento.

Outra característica do Sistema Financeiro de Habitação é que, por meio dele, você pode financiar até 80% do valor da transação.

Veja também: Simulação do financiamento: quais critérios são considerados

Segundo as novas regras do SFH, as taxas de juros podem variar de acordo com a instituição financeira. Além disso, cada banco pode utilizar diferentes índices para reajustes de contrato. Sendo assim, é importante se atentar a esses valores na hora de contratar este tipo de financiamento imobiliário.

O SFH também tem outras particularidades:

  • O prazo máximo para quitação do imóvel é de 420 meses, o equivalente a 35 anos;
  • O custo efetivo total inclui as alíquotas e taxas da transação, bem como os seguros do financiamento (MIP e MFI);
  • É necessário estar com o nome limpo, ou seja, não ter restrições no SPC/Serasa ou pendências com a Receita Federal;
  • O valor das parcelas não pode exceder 30% da renda mensal da pessoa que solicita o crédito.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

Outro tipo de financiamento imobiliário é o SFI. Ele serve para situações em que as características da compra não se enquadram nas condições do SFH, os futuros proprietários devem usar o SFI, o Sistema de Financiamento Imobiliário.

Neste caso, imóveis com valores mais altos – acima de R$ 1,5 milhão – são contemplados pelo SFI e você consegue financiar entre 80% e 90% do valor do imóvel.

Uma característica deste tipo de financiamento imobiliário é que tanto pessoas físicas, como pessoas jurídicas podem utilizá-lo. Além disso, as condições gerais são estabelecidas pelos próprios agentes financeiros.

Ou seja, as regras como porcentagem de comprometimento de renda e a taxa de juros são definidas pelas próprias instituições financeiras.

Programa Habitacionais do Governo

pessoa com chaves na mão. ao fundo, vê-se a fechadura de uma porta

O Governo Federal, em parceria com bancos, oferece programas habitacionais que buscam facilitar a compra da casa própria por famílias com renda mensal mais baixa. Esses programas são tipos de financiamento imobiliário que atendem famílias com renda mensal de até R$ 7.000,00.

Um desses exemplos é o programa Casa Verde e Amarela, que foi reformulado a partir do antigo programa Minha Casa Minha Vida.

Saiba mais: O Programa Minha Casa Minha Vida agora é o Casa Verde e Amarela; Conheça as vantagens

Na Echer você tem mais facilidades para conquistar sua casa própria!

Ao investir na compra do seu imóvel com a Echer você tem condições facilitadas para realizar o financiamento.

Isso porque, ao comprar a sua casa Echer, é você quem define o melhor momento para financiar o seu imóvel: durante a obra ou em até 90 dias após a emissão do Habite-se.

Para isso, basta ter em mãos a documentação completa para o financiamento. Nós fazemos uma análise criteriosa do seu perfil e, se aprovado, já pode assinar o contrato Echer.

Durante o processo de construção da sua casa, nós daremos todas as orientações necessárias a respeito do financiamento e quais os próximos passos até o momento da entrega. Simples assim!

Com os empreendimentos Echer, ter sua casa própria em condomínio já é realidade e você pode ter o melhor para morar bem!

Portanto, escolha a Echer e tenha a opção certa para você viver longe do aluguel e perto de todo o conforto e segurança que só uma casa de condomínio fechado pode oferecer para você.

Faça uma simulação sem compromisso com a nossa central de vendas e descubra qual é o melhor tipo de financiamento imobiliário para você tirar seu sonho do papel. Ligue agora ou mande um whatsapp para 4003-5003 e converse com nossos consultores.


Artigos relacionados
0 Comentários 06-09-2021 Eva Da Echer
Simulação do financiamento: quais critérios são considerados

O financiamento é uma excelente opção para quem vai comprar bens de grande valor, como carros e casas....

Leia mais>>

0 Comentários 28-06-2021 Eva Da Echer
Alugar x financiar um imóvel: quais as vantagens e desvantagens

Quando se trata de habitação, muita gente fica em dúvida sobre alugar ou comprar um imóvel. As pessoas têm...

Leia mais>>

0 Comentários 03-02-2021 Eva Da Echer
5 razões para investir em imóveis agora

Planejar o futuro, é pensar nas melhores formas de investir dinheiro. Afinal, com tantos aspectos que dizem respeito...

Leia mais>>

1 Comentário 12-11-2020 Eva Da Echer
O que é a composição de renda e como ela pode te ajudar no financiamento do seu imóvel?

Você sabia que pode financiar um imóvel por meio da Composição de renda? Não sabe o que é isso? Nós te...

Leia mais>>


Comentários: